Simbolismo desempenha um grande papel no hinduísmo. Na verdade, eles são os sinais que representam o Infinito, que seria incompreensível para as pessoas comuns. Imagine fazer matemática sem a ajuda de sinais numéricos para números. Imagine a complexidade como o número fica maior e maior. Se alguém pode achar que é difícil depois de tudo para fazer matemática com números finitos, como se poderia compreender o infinito Deus sem a ajuda de símbolos?
No hinduísmo, os símbolos também trazer intimidade do Deus Supremo para as pessoas comman como um Deus pessoal.
Reverenciado por todas as religiões do hinduísmo. Este é o som primordial OM. Este som místico é tão importante que há poucos adoração sem isso. Os archanas feito nos templos hindus incluir este para cada um o mantra entoado. O vedas santo também começar com isso. Este mantra é um dos mantra conhecido pela meditação. Este som representar a Divindade Suprema.
O principal símbolo de adoração que representa Deus (A palavra "Shiva lingam" se traduz em símbolo do Deus perfeito) para Shaivites. (Na verdade, o próprio nome significa símbolo). Este é ampla no. Média e para a parte superior cónica Esta é a forma de uma chama. Na filosofia Shaivite o Deus é sem forma. Devido à graça nas almas para a fácil compreensão do Divino e de libertação do Deus apareceu na forma de uma chama. Esta chama é o que é adorado como lingam em pedra e outras formas que fazem o culto mais fácil. Este é considerado mais sagrado do culto formulário Shaivites. (more details), view shiva lingam
As três bandas se podia ver nas testas dos deuses e deusas. Estes três bandas são usadas pelos Shaivites e as outras religiões em que a família (shakta, kaumAra, Ganapatya). Este símbolo é chamado tripunDra (três banda). Como o Deus apareceu como uma Chama Supremo (Isso não precisa ser confundido com agni. Agni torna-se um dos aspectos de Deus, mas não o próprio Supremo), na religião Shaivite, (consulte o lingam acima) naturalmente Ash se torna o símbolo que indica a associação com que param jyoti (Supremo chama). (more details)
rudra + axa traduz para os olhos de Rudra. Trata-se de um rebordo de uma árvore. Esta é considerada ter emanado do olho do deus Shiva quando Ele queimou o asuras Tripura. Este é um dos símbolos sagrados usados por Shaivites juntamente com Santo Ash. Este é usado como uma esfera ou como guirlandas de contas.
Este é o ponto mais dos hindus têm na junção de sobrancelha. Este poderia ser de kumkum sandália ou vermelho ou uma mistura de ambos. Esta junção é um do chakra muito significativo, chamado em chakra espiritual termos AGYA. Este é um ponto muito sensível. Assim, a tilaka é mantida neste ponto.
As três linhas verticais (ou, por vezes, linha vermelha única) que é usado pelos Vaishnavites é chamado Shri Churna. As duas linhas exteriores estarão na cor branca e o do meio no vermelho. A linha vermelha é normalmente com kumkum ou a areia vermelha na base da planta tulsi. Este costume foi introduzido nas partes posteriores do tempo por Ramanuja como simbolismo Vaishnavita. vaiAhNavas que não pertencem a Ramanuja Sampradaya (para mAdhvas exemplo) não seguem esse costume.
Este é o Touro Sagrado - o veículo ea bandeira do Senhor Shiva. Portanto, este é o emblema da Shaivites. Na parede dos templos Shaivite, nas bandeiras, nos cabeçalhos de mensagens e muitos outros artigos, este emblema pode ser encontrado. O ancience deste emblema será muito evidente pelo fato de que este emblema foi encontrado nas escavações de Harappa mahanjadaro (os chamados sites de civilização do vale do Indo). De acordo com Shaivite escrituras touro representa o dharma (justiça).
A lança tri encabeçada (tridente) - um da arma de renome do Senhor Shiva. Portanto, este é o emblema segundo importante de Shaivites após Nandi. Como a deusa Shakti também ocupa este tridente, este é o símbolo que é erguida pelos devotos de Shakti também.
A concha chamado Panchajanya eo disco chamado Sudarshana nas mãos do Senhor Vishnu são os símbolos importantes da Vaishnavites. Estes dois são impressos como emblemas nos artefatos associados Vaishnava.
A lança é a arma de renome do Senhor Skandha. Portanto, este é um símbolo muito respeitado dos devotos do Senhor Subramanya.
See Also:
1. Importância do simbolismo no hinduísmo