moksha que se traduz em libertação, é a meta quarto e último da vida na seqüência Purushartha. O que é e por que isso é tão importante conceito?
Hinduísmo apresenta a ideia de que o ciclo de nascimento-morte-renascimento novamente mantém em curso, tornando a alma acumular e, ao mesmo tempo submeter os frutos do karma previamente acumulado tal. É o céu eo inferno que vêm a caminho dando os frutos bons e ruins. Eles não são permanentes. Eles são apenas pontos transitórios ea viagem da alma continua além.
Junto com o karma existem dois culpados - ego e ilusão - que fazem a alma fazer obras mais e acumular karma mais e mais. Coloque em conjunto estas impurezas são referidos como Pasha ou escravidão, como eles se ligam a alma neste círculo vicioso sem fim.
Libertação é quando a alma não é mais ligada a estas impurezas e sai do ciclo eo resultado é Felicidade Eterna. Supremo ou Parabrahman é o único que permanece além desses ciclos e que é invocado pelo Supremo a alma para sair do ciclo e permanecer no Bliss sem reencarnar. Este é o estado final todas as almas ligadas precisa chegar!
Embora o conceito de libertação e da alma libertados da escravidão e ficar em Felicidade Eterna é o conceito hinduísmo núcleo compartilhada por todas as filosofias de que, as filosofias descrever os detalhes de maneira diferente como a relação entre a alma e Deus no estado de libertação etc . Aqueles interessados na análise da filosofia e desfrutar da sabedoria que eles trazem para o buscador pode passar em detalhes sobre as filosofias como advaita, siddhantha, etc dvaita
Sem entrar aos infernos, céus e os mundos,
Oh Deus, você abençoou o devoto para chegar ao Estado Supremo!
- Thiruvasakam.