logo

|

Home >

hinduism-a-perspective >

holy-books-of-hinduism-portuguese

Livros sagrados do hinduísmo

 

(Hinduísmo Uma Perspectiva)

As religiões fundadas por indivíduos têm um livro que resume a filosofia do fundador, ou o mesmo a partir da perspectiva do discípulo e assim por diante. Este livro religioso define a fronteira da religião e dos seguidores seria de se esperar que o respeitem, que livro sagrado.

No hinduísmo não há exatamente um texto que é uma obrigação para o seguidor. Mesmo sem ler os textos sagrados pode-se chegar à felicidade eterna e também apenas ler as escrituras sagradas por si só não vai levar a grande libertação, conforme o hinduísmo!

Mas há uma escritura comum que é considerado sagrado por todas as seções de hindus? Sim, o vedas (1) são a escritura comum sagrado para os hindus. Na verdade, eles deram o nome hinduísmo Vaidika dharma, um de seus antigos nomes. Quais são vedas? vedas, referem-se ao conhecimento. Esse é o conhecimento ouvida pelos sábios em seus domínios espiritual e passou toda como é como mantras. mantras (2) são as palavras de super-poder, que produzem grandes efeitos quando cantavam. Como stotras comparados são as escrituras que saíram dos pensamentos dos seres humanos que o granizo Deus. No entanto, não pode ser interpretado que os stotras humanos feitas não são glorioso. Na verdade, os sábios associados ao vedas também são atribuídos ter composto stotras muitos.

vedas tem quatro partes - Samhita, Brahmana, Aranyaka & upanishat. Os samhitas são a parte central de vedas. Eles estão cheios de mantras. Brahmanas ajudar na aplicação / interpretação dos samhitas védicos. Aranyakas e upanishats são a parte filosófica. upanishats cobrem um espectro de análise do Deus e da relação com Ele para a alma. Eles são os benchmarks (prasthAna) na filosofia hindu. Assim, os filósofos ao estabelecer seus conceitos proclamar que sua teoria está bom com os upanishats benchmark. A essência dos upanishats é interposto fora do brahmasUtra composta por Vedavyasa, quem organizou o vedas. As quatro categorias de vedas são Rig, Yajus, Sama, Atharva. vedas são a voz do Divino preservada como ela foi ouvida pelos sábios e, portanto, eles são chamados de Shruti. Há um outro conjunto de escritura são as coisas lembradas da voz de Deus. Eles são chamados smRuti.

Agamas (3) são os documentos de engenharia, se vedas são considerados como ciência. Eles descrevem tanto no nível individual, bem como para a comunidade, como o conhecimento tem de ser implementada para obter os benefícios finais. Estes são o texto tantra que complementam o mantra dos Vedas. Estes fornecem diretrizes como a de que forma a adoração de Deus pode ser executada, templos construídos etc Eles têm grande quantidade de detalhes sobre ioga também. Elas cobrem os caminhos em quatro títulos charya, kriya, yoga, Gyana (serviço, união, adoração e sabedoria). Há 28 shivAgamas. Cada religião no hinduísmo tem seu próprio conjunto de Agamas. Vaisnava tem dois Agamas, shakta tem os tantras e assim por diante.

Purana, Itihasas (4) são os contos dos tempos antigos. Há 18 Puranas que descrevem os atos gloriosos de Deus, descrever a criação, dar uma elaboração da geografia do mundo e algumas das linhagens de reis são mencionados. Em contraste duas Itihasas (Ramayana e Mahabharata) lidam com duas linhagens de reis (Surya e Chandra vamsa respectivamente) e eles também falam sobre os atos gloriosos de Deus. Estar em forma de histórias estes são tomadas para cada uma das aldeias e casas de tempos antigos e modernos, por paurANikas ou contadores de história, de que haveria pessoas que não sabem sobre os Vedas, mas difícil encontrar um que não sabe qualquer das histórias dos Puranas.

Alguns dos mais populares escrituras hindus são Gita, yogasutras e há escrituras disponíveis para cada conjunto de caminhos filosóficos do hinduísmo como siddhanta shastras, etc spandha Karikas O stotras (vindos) (5) trazer a excelência da devoção hindu. A literatura stotra é muito vasto em todas as línguas de pessoas praticando amplamente hinduísmo. Eles cobrem a gama completa da religião de saudando os nomes de Deus para colocar a essência de uma filosofia complexa em uma linguagem simples, de quatro versos linha! Como o pólen como digerido pelas abelhas trazer o mel, a experiência espiritual dos santos derramar como os stotras ricos para o resto do mundo para se beneficiar.

Oh os devotos puros espírito, que verificaram e percebeu a essência dos shrutis que são ricos de palavras poderosas, sem cair para as doutrinas estreitas, saúdam o Deus que está Eterna.
PallANDu.

See Also: 
1. Shaivism A Perspective 
2. mantras - The words of immense power 
3. shivAgama - The manual of worship 
4. Stories from purANas - Tales from the ancient times 
5. Hindu Holy Books / Scriptures  

 

Related Content

Holy Books of Hinduism

Hindu Perspective of Life

الهندوسية منظور الحياة

印度教生命视野

Perspective de la vie hindoue